quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ações de Prevenção aos Maus Tratos de Crianças e Jovens - GAAF





Todos os anos se celebra no mês de abril a prevenção dos maus tratos infantis.



Para o efeito, a CPCJ da Amadora desafia as escolas e restantes parceiros a desenvolverem diversas iniciativas no sentido de  sensibilizar a comunidade para o tema.



Pretende-se através desta iniciativa tornar visível o interesse comum das instituições do concelho da Amadora, relativamente ao problema dos maus tratos na infância, consciencializando a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.



Perante este desafio, o GAAF do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste realizou:




 - No dia 29 de abril, uma sessão de informação sobre a "Avaliação e Diagnóstico do Risco e do Perigo: Instrumentos de Avaliação dos Maus-Tratos contra Crianças e Jovens e as Suas Causas Eventuais e Reais". 



Esta sessão foi ministrada pela oradora e formadora Dra. Maria de Fátima Duarte.



Esta atividade teve ainda a colaboração dos alunos do curso profissional de turismo, que ficaram a cargo da receção e encaminhamento dos participantes.



A abrir a sessão tivemos o Grupo de Teatro da nossa Escola - "Mákara"-, que exibiu um excerto de uma peça de teatro alusiva ao tema.  




-  Outra das atividades desenvolvidas foi o uso de T-shirt alusivas ao tema por parte das técnicas do GAAF e pela aluna Patrícia Moreira do 2OF2, que gentilmente colaborou nesta iniciativa. 





Por fim, em colaboração com o GAAF, a turma de CEF de Informática, supervisionada pelo professor Rui Raposo, realizou uma montagem de fotos e mensagens alusivas ao tema com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o flagelo dos maus-tratos a crianças e jovens.

Este filme passou durante todo o mês no LCD da receção/PBX.

Aqui fica o link:
https://www.youtube.com/watch?v=jG7n3hqUznE


Rastreio Visual


Durante os dias 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15, 16, 27, 28, 29 e 30 de abril, a Essilor, a convite do GAAF, desenvolveu um rastreio visual em todo o Agrupamento.

 O objetivo desta atividade foi a análise da qualidade da visão da comunidade escolar, permitindo a deteção de anomalias visuais e sua consequente correção. 

O rastreio visual é efetuado com equipamento móvel preparado para o efeito e por uma equipa composta por Técnicos devidamente credenciados.

Todas as turmas das Escolas foram contempladas por esta iniciativa. 

Esta iniciativa chegou a mais de 2500 alunos!

Aqui ficam alguns desses momentos.



Projeto “”Aprender a Ser” – Treino de Competências Pessoais, Sociais e Relacionais



O “Aprender a Ser” foi desenvolvido no mês de abril na turma do 7ºG da Escola 2,3 D. Francisco Manuel de Melo.

As técnicas do GAAF/TEIP – Vanessa Correia e Andreia Alvarez estiveram na sala de aula com dinâmicas, com o objetivo de trabalhar o saber ser, saber fazer e o saber estar.


Aqui ficam algumas fotos das sessões.