sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Serviços de Apoio aos Seniores na Amadora








Cartão Amadora 65 +         

Este cartão destina-se a munícipes com idade igual ou superior a 65 anos e também a pensionistas por invalidez, independentemente da idade.

Para que serve?
Os beneficiários do cartão Amadora 65 + têm acesso exclusivo a bens e serviços com descontos, prestados por empresas , serviços e/ou instituições aderentes.
Exclusivamente para os titulares deste cartão, destaca-se a Linha Municipal de Saúde, que funciona como complemento ao nível dos serviços de saúde. Permite o acesso a consultas médicas de Clínica Geral no domicílio no seguinte horário: de 2ª a 6ª feira - das 21h às 06h; sábados, domingos e feriados - 24h.


Sistema telefónico de Atendimento Permanente da Amadora


O Sistema Telefónico de Atendimento Permanente da Amadora é um serviço de Teleassistência, que pretende assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os munícipes que vivem sozinhos, ou passam grande parte do dia e/ou da noite sem companhia.

Para que serve?
Perante uma situação de emergência, basta acionar o botão de alarme, colocado numa bracelete ou colar e, de imediato, á atendido por uma operadora que mediante a situação contacta os serviços de emergência e/ou a rede de apoio, indicada na ficha de inscrição (familiares, amigos, vizinhos...).
Este serviço está disponível 24 horas por dia e, para além de ser um sistema de segurança, funciona também como Voz Amiga.



Oficina Amadora Multiserviços  

A Oficina Amadora Multiserviços prevê a realização da pequenas reparações no domicílio dos seniores, de pessoas portadoras de deficiência e/ou pessoas em situação de dependência, com fracos recursos económicos.

Como contactar?
Para solicitar este serviço basta contactar o seguinte n.º: 800 207 632  (gratuito)


Banco Municipal de Ajudas Técnicas


O Banco Municipal de Ajudas Técnicas destina-se a todos os munícipes que se encontrem em situação de dependência, permanente ou temporária.

Para que serve?
Com este serviço, é possível melhorar as condições de vida da população em situação de dependência, através da disponibilização de ajudas técnicas adequadas às necessidades, tais como: camas articuladas, colchões anti escaras, canadianas, cadeiras de rodas, andarilhas , cadeiras de banho, entre outras.
As ajudas técnicas são cedidas a título de empréstimo, mediante apresentação de declaração médica.



Viva + 


AmaSénior Viva + é um programa de ocupação de tempos livres, destinado aos munícipes com idade igual ou superior a 55 anos de idade, composto por ateliês ocupacionais, cursos teóricos e atividades físicas, destacando-se aulas de hidrosénior, a funcionar nas piscinas de Alfornelos, Damaia e Venteira.

Como funciona?
Este programa funciona de acordo com o ano letivo e as inscrições são efetuadas nas Juntas de Freguesia do Município e nas instituições aderentes.



AmaSénior Lazer  



O AmaSénior Lazer é um programa que proporciona aos munícipes dias de férias em locais de interesse cultural, histórico e natural, fora do município, promovendo o convívio e quebrando a rotina.

A quem se destina?
Destina-se a reformados, pensionistas e idosos residentes no Município, com idade igual ou superior a 60 anos de idade.


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

8 frases que nunca se devem dizer aos filhos...



Por mais esgotado e fora de si que esteja, um pai/mãe nunca deve dizer determinadas palavras aos seus filhos. Para não magoar o(a) filho(a) irremediavelmente, confira as 8 frases que não se devem dizer aos filhos.

1. 

Nunca fazes nada como deve ser

Esta frase é dececionante para um adulto quanto mais para um criança ou jovem.
2. 

És burro, feio, gordo...

Como os filhos levam a peito aquilo que os pais dizem, não deve atirar defeitos à cara da criança, estragando-lhe a autoestima. Nada de dizer-lhe sem mais nem menos coisas desagradáveis como és feio, és gordo, etc.   
3. 

Se fizeres isto dou-te um prémio

Não eduque a sua criança pela chantagem. Depois será o seu filho a fazer-lhe chantagem a si.
4. 

Que ideia estúpida

Não corte a criatividade do seu filho pela raiz. Deixe-o descobrir as coisas por si.
5. 

Devias ser como o teu irmão

Não se deve estabelecer preferências entre filhos nem comparações entre os mesmos.
6. 

Na tua idade eu já sabia fazer isto

Não se compare com o seu filho e não compare o seu filho com os filhos dos outros. Cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem. Não deixe o seu filho pensar que é uma deceção.
7. 

És um desgosto

Nunca deve dizer ao seu filho que tem vergonha dele (nem deve ter vergonha em primeiro lugar). Se o seu filho lhe causa algum desgosto, tem de se esforçar para se corrigir o erro, com paciência.
8. 

Nasceste por engano

A pior coisa que se pode dizer a um filho é que se desejava que ele não tivesse nascido. Nunca diga estas frases aos seus filhos.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

5 de outubro, dia da implantação da república




Até 1910, Portugal encontrava-se governado por reis, tendo sido nesta data que mudou a sua forma de governo, de uma Monarquia para uma República. Esta mudança aconteceu porque a população pensava que podia ter um maior controlo sobre os seus governantes e receava que o rei tomasse más decisões a nível político. Além disso, não podemos esquecer que a maioria dos países da Europa já tinha mudado a sua forma de governo e as poucas monarquias que ainda vigoravam não eram absolutas: havia um parlamento que supervisionava e legitimava as ações do rei, além de criar as leis imperantes na nação. Estes regimes políticos foram também uma fonte de inspiração para o pensamento libertador dos portugueses.
E assim, grupos de cidadãos foram-se revoltando, exigindo uma maior participação na política e pedindo a instauração de uma república democrática. A partir deste movimento, no dia 5 de Outubro de 1910, proclamou-se a implantação da república na Câmara Municipal de Lisboa e decidiu-se que fosse dia feriado. Depois desta data, o último rei, Dom Manuel II, que tinha subido ao trono dois anos antes devido ao assassinato do seu pai, o rei Dom Carlos I, e do seu irmão mais velho o príncipe Luís Filipe, perante o ambiente de incerteza geral e uma ordem social quase nula, abandonou o país, refugiando-se primeiro em Gibraltar e depois na Inglaterra, aí vivendo até à sua morte em 1932, numa localidade perto de Londres chamada Twickenham. Durante este período, formou-se um governo provisório até às eleições, ficando como presidente interino Teófilo Braga. Depois das eleições, o primeiro presidente formal de Portugal, no ano 1911, foi Manuel de Arriaga. A implantação da República provocou também uma mudança na bandeira, sendo a que prevalece até hoje: eliminou-se a coroa do escudo central e trocaram-se as cores azul e branca pelas verde e vermelha. Um ano depois da data comemorativa, foi oficializado o hino atual.