quarta-feira, 25 de junho de 2014

Professores portugueses são dos que perdem mais tempo a manter a disciplina nas aulas

 


Numa aula normal, os professores portugueses perdem em média um quarto do tempo a manter a ordem na sala e a realizar tarefas administrativas. É um dos valores mais altos da OCDE (e da Europa em particular, só superado por dois países), sobretudo por causa do tempo que os docentes dizem gastar em sossegar os alunos: 15,7%, contra uma média de 12,7%. No final, o tempo realmente dedicado a ensinar fica nos 75%.

Este é apenas um dos dados analisados no maior inquérito internacional sobre professores, conduzido pela OCDE e que envolveu mais de 100 mil docentes do 3.º ciclo do ensino básico e diretores de 34 países.

Ainda no que respeita à disciplina, outros números confirmam que este é um dos aspetos que afeta muitos professores portugueses. Quatro em cada dez dizem que quando as aulas começam têm de "esperar bastante tempo até que os alunos acalmem", tantos quantos os que afirmam "perder um tempo considerável por causa das interrupções dos estudantes durante as aulas". Tudo somado, um terço considera que "há demasiado barulho e perturbação na sala". Todas estas respostas superam em muito a média registada na OCDE.


O facto de os alunos chegarem atrasados às aulas é outros dos fatores que os diretores dos estabelecimentos de ensino apontam com mais frequência: mais de metade (58%) respondem que isso acontece pelo menos uma vez por semana entre os estudantes da escola.

Quanto aos horários de trabalho, o TALIS conclui que os professores portugueses são dos que dedicam mais horas à profissão. Em toda a OCDE só três países se destacam com valores superiores e são asiáticos. Ao todo, os docentes portugueses dizem que trabalham 44,7 horas por semana, contra uma média de 38,3 na OCDE. Curiosamente, na Finlândia, conhecida pelos seus bons resultados educativos, o número é dos mais baixos - 31,6.

Outro aspeto em que Portugal se destaca é no facto de os professores consagrarem mais tempo do seu trabalho a tarefas administrativas e a preencher papéis (3,8 horas por semana), um valor que só é ultrapassado por alguns países asiáticos e, na Europa, pela Suécia.


Fonte: expresso.sapo.pt 

segunda-feira, 16 de junho de 2014

GAAF - Quem somos e o que fazemos


O GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família - é constituído por uma equipa de docentes, uma técnica superior de serviço social (Drª Vanessa Correia) e uma mediadora socioeducativa (Drª Andreia Alvarez). A professora coordenadora é Sónia Carvalho. 

O que fazemos?

  • Acompanhamento individualizado ou em grupo aos alunos.
  • Atendimento ao Encarregado de Educação.
  • Informações, aconselhamento e apoio à família.
  • Ações de formação/capacitação parental.
  • Visitas domiciliárias.
  • Trabalho concertado com diretores de turma, professores, auxiliares de ação educativa, serviços internos e externos da escola.
  • Recolha/distribuição de roupa, alimentos e manuais escolares.
  • Treino de hábitos e métodos de estudo.
  • Treino de competências básicas (organização, atenção, concentração, memória, raciocínio espacial).
  • Treino de competências pessoais, sociais e relacionais.
  • Encaminhamento e articulação com entidades de apoio e proteção social.
  • Apoio no acesso aos cuidados básicos de saúde (Ex: consultas de planeamento familiar; psicologia; psiquiatria; clínica geral; estomatologia; oftalmologia; etc).
  • Apoio na regularização de documentos e legalização (parceria com o SEF).
  • Dinamização de sessões de informação e esclarecimento sobre diversas temáticas. 
Que objetivos temos?

  • Prevenir o absentismo e abandono escolar.
  • Prevenir e minimizar situações de violência.
  • Contribuir para o sucesso escolar.
  • Despistar situações de risco.
  • Apoiar as famílias e os alunos nas suas problemáticas.
  • Promover a participação ativa dos encarregados de educação/família na vida escolar do aluno.
  • Promover condições psico-socio-emocionais que contribuam para a consolidação de um crescimento harmonioso.
  • Promover a inter relação entre os professores , alunos, auxiliares de ação educativa, família e comunidade.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vamos Premiar a Excelência - junho de 2014



À semelhança dos anos letivos anteriores, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, com o apoio da direção do Agrupamento, premiou os melhores alunos das escolas EB2,3 e da Secundária Seomara da Costa Primo.

O prémio foi um dia passado no Complexo Aquático de Santarém, com entrada e transporte gratuitos para os nossos melhores alunos!

O passeio decorreu no dia 4 de junho, com São Pedro a ajudar... pois o céu esteve azul e a temperatura convidava a um banho nas piscinas!

Um dia bem passado, de convívio e boa disposição.





2ª Feira de Educação e Formação do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste



Durante os dias 4 a 7 de junho decorreu na Seomara a 2ª Feira de Educação e Formação do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste.
 Foi apresentada a oferta formativa para o ano letivo 2014/2015, referente ao ensino regular, aos cursos vocacionais, cursos profissionais, ensino recorrente e educação e formação de adultos.
Aqui ficam algumas fotografias que retratam a dedicação e o empenho da comunidade escolar, bem como a oferta educativa.