sexta-feira, 23 de maio de 2014

A EDUCAÇÂO DOS FILHOS


PARTE I   -  COMUNICAÇÃO


A comunicação é importantíssima na vida dos seres humanos .

Em muitos lares  o marido fala com a esposa como se fosse sua empregada, a esposa ao falar com o marido ralha como se ele fosse o culpado por tudo aquilo que acontece no mundo; em alguns casos chegam a ocorrer até agressões, que, consequentemente, gerarão nos filhos uma falta de respeito pelos pais.

Os pais deixam os filhos por horas em frente ao computador ou televisão absorvendo todo o tipo de conteúdo, inclusive palavras de baixo calão, o que pode gerar grandes problemas posteriormente: lembre-se que as crianças são como esponjas, aprendem o que vivenciam.
O diálogo é imprescindível para que a família possa viver melhor, ou seja, paz, alegria, união e segurança só são possíveis quando há diálogo entre pais e filhos .

Os pais devem trabalhar juntos como uma equipa e uma equipa começa com o seguinte: 1º comprometerem-se; 2º dividirem os deveres como pais.
A equipa termina quando: 1º um sabota o outro; 2º contradizem-se um ao outro, 3º discutem principalmente na frente dos filhos.

PARTE II   -  REGRAS DA FAMÍLIA

 
É impossível viver em sociedade sem regras e na família não é diferente, sem as regras o caos instala-se e a anarquia toma conta da família.
         É necessário ter hora para acordar, almoçar, lanchar, dormir, estudar, ou seja, as regras são diretrizes para o bom funcionamento da família.
     1-     As regras existem para serem obedecidas
2-     As regras ensinam a disciplina
3-     As regras são inegociáveis
4-     Não seja você a quebrar as regras
5-     As ações geram consequências
6-     Não morder
7-     Não tirar  as coisas dos outros
8-     Não bater
9-     Não mentir
10-Não atirar nada aos outros
11-Não gritar
12-Não subir aos móveis
13-Boas maneiras à mesa
14-Todos fazem tarefas
15-Todos fazem limpeza
16-As famílias formam uma equipa
17-Nas famílias respeitam-se uns aos outros
 

PARTE III  - ASSUNTOS DIFÍCEIS


Existem assuntos que são difíceis e, para conversar e explicá-los aos filhos , é preciso ter sabedoria para conversar com os pequenos.
1- Acidentes: acidentes podem ocorrer com crianças e pais cautelosos têm uma bolsa de primeiros socorros num local de fácil acesso e todos na família devem saber onde ele está.
2- Amigos destruidores: são semelhantes aos intimidadores, são aqueles que agridem, espancam, mordem e outras coisas semelhantes. É preciso ensinar o seu filho que violência gera violência. Dê ao seu filho tempo para pensar sobre o assunto e explique que as pessoas nervosas falam coisas sem pensar.
3- Intimidação: a intimidação pode provocar sentimentos terríveis de vergonha e humilhação. (a)É preciso contar aos pais ou responsáveis (b) Se ocorrer  na escola deve-se falar ao professor e assim sucessivamente. Nunca esconder nada dos pais ou responsáveis.
4- Qual a idade certa para namorar? O bom é explicar que, em primeiro lugar, deve-se dar prioridade aos estudos, depois namoro e casamento.

PARTE IV - OS MANDAMENTOS DA FAMÍLIA


1-     As Ações geram Consequências: o bom comportamento deve ser recompensado e o mau comportamento gera punição.
2-     Seja Prudente: pense antes de falar ou vai pagar o preço, “Não” quer dizer não e “Sim” quer dizer sim.
3-     Os Pais formam uma Equipa: se o casal não fala a mesma língua, os filhos não saberão a quem escutar.
4-     Promessas devem ser cumpridas: se falar que vai viajar, pode preparar as malas.
5-     Estabeleça uma Rotina, pois, estrutura o tempo delas e cria disciplina.
6-     Respeito Mútuo: se você não respeitar os seus filhos, também não o respeitarão.
7-     Linguagem positiva: elogiar funciona melhor do que reprimir.
8-     Boas Maneiras: elas vão a qualquer lugar, portanto, são universais.
9-     O Papel dos Pais: é preparar os filhos para enfrentar o mundo.
10-    Ouça Sempre os seus Filhos: é preciso ter paciência para ouvir.
 

PARTE V - NA DÚVIDA O QUE FAZER


Em todas as situações os pais sempre devem manter a calma diante dos problemas.
Lembre-se que os pais são os melhores exemplos para os filhos.
Em caso de acidentes, mesmo os pais mais cautelosos devem entender que acidentes podem ocorrer, por isso, é importante saber o telefone da ambulância, hospital ,etc.
No caso de intimidação por parte de colegas, converse com a criança, é preciso gerar uma relação de confiança com os filhos. Deve-se ensinar a criança a conversar com os professores, pais e responsáveis, ou seja, uma providencia deverá ser tomada.
A Criança não deve conversar com pessoas estranhas sem que os pais ou responsáveis estejam presentes, nem aceitar presentes de pessoas estranhas.
Em caso de mudança deverá sempre conversar com a criança e dizer que a mudança será para melhor.
Nunca deverá apresentar os problemas domésticos e familiares às crianças, elas precisam de um ambiente saudável.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

SESSÃO CIDADANIA E AUTORIDADE - VIVER E APRENDER




SESSÃO CIDADANIA E AUTORIDADE - VIVER E APRENDER

28 de maio de 2014, 17.00-19-00 horas, Auditório da SEOMARA, pavilhão E

Programa:

17.00 - Receção/agradecimento aos participantes.
Intervenção do Professor Carlos Dias(10-15 m)
Intervenção da Assistente Social, Vanessa Correia (10-15 m)

17.30 - Debate: participação da equipa MISP e Agentes da PSP;
Participação de todos: representante EE, pessoal docente e não
docente, alunos.

18.00 - Intervenção da equipa MISP.

18.30 - Debate:participação da equipa MISP e Agentes da PSP;
Participação de todos: representante EE, pessoal docente e não
docente, alunos.

19.00 - Encerramento.

Enviar inscrições (nome da(o) participante/funções que exerce/instituição a que pertence) para o endereço eletrónico da docente Maria Dulce Esteves Reis (GAAF-ESSCP): mdulcereis@gmail.com 
Prazo limite: 26 de Maio de 2014

Contamos contigo!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sabias que os dados pessoais que partilhas nas redes sociais são copiados e vendidos a empresas?



Gostos e preferências, locais que frequentamos, fotografias nossas, de amigos e familiares, posições políticas e religiosas, a nossa localização em tempo real. Basta um clique e qualquer um tem acesso a muita informação sobre nós e que nós próprios divulgamos na internet e nas redes sociais. O que acontece a todos estes dados?

Acabamos por perder o controlo sobre os dados por nós publicados na internet, que podem ser facilmente copiados, distribuídos ou mesmo vendidos a bancos, companhias de seguros e outras empresas para efeitos de marketing e outros fins. É muito difícil de apagar o que publicamos, já que as contas são desativadas e não eliminadas. 

Nos EUA é crescente o número de jovens que recorre aos tribunais para mudar de nome. Querem livrar-se da informação e comportamentos associados aos perfis que criaram nas redes sociais e que, aparentemente, os prejudicam quando procuram emprego. Os jovens começaram a usar a internet muito cedo… Devemos ter muito cuidado com a informação que divulgamos a nosso respeito, pois factos inofensivos numa dada fase da vida – na idade da «inocência» – podem vir a ser comprometedores se utilizados noutro momento e noutros contextos. A verdade é que não é possível apagar o passado na internet. Há um rasto que fica para sempre.

Também é por isso que se fala no «direito ao esquecimento». novo regulamento da proteção de dados pessoais na União Europeia (UE) deverá ser aprovado ainda este ano e traz novas obrigações e responsabilidades para as empresas no que diz respeito ao tratamento desses dados. Entre outras, aquelas serão obrigadas a assegurar que os dados pessoais, incluindo os que foram partilhados por terceiros, serão efetivamente eliminados mediante pedido do titular.
O «direito ao esquecimento» assenta no princípio de que os cidadãos devem ter o direito de controlar os dados que as empresas e organizações têm armazenados a seu respeito e também os que circulam na internet e nas redes socais. São os chamados ficheiros de dados pessoais que facultamos quando subscrevemos um serviço, mas também pode ser um perfil ou uma conta de e-mail, as informações e comentários feitos por terceiros, entre outros dados. 
Mas o Facebook, por exemplo, opõe-se ao «direito ao esquecimento» alegando impossibilidade técnica de eliminar os dados. A empresa diz que qualquer informação ou documento que tenha sido partilhado na rede pode já ter sido copiado e distribuído por terceiros.

Há uma nova indústria em expansão, que vive do comércio dos dados pessoais. Atualmente, porventura a matéria-prima de maior valor económico que se afirma na esfera competitiva mundial são os dados, o chamado big data. As empresas da economia da informação são principalmente norte-americanas – a Amazon, a Yahoo, a Google, o Facebook, o Ebay, o Twitter, etc – e vivem da exploração dessa quantidade incalculável de informação que está armazenada em ficheiros informáticos ou que circula online. O interesse económico deste negócio é tamanho que estas empresas estão entre as mais cotadas da bolsa de valores dos EUA e já se fala numa nova gold rush (febre do ouro). A economia americana beneficia muitíssimo com a economia digital.


Como é que nos podemos proteger de alguns destes perigos?
O uso da informação que fornecemos tem menos a ver com riscos individuais generalizados do que com o novo tipo de economia e de sociedade que está a emergir. Os especialistas dizem que a única solução para proteger a privacidade é não colocar informação online. Claro que isto hoje é quase impossível. Por isso, sempre que tiver dúvidas sobre os efeitos ou consequências de uma informação que pense partilhar online, por precaução, o melhor é não partilhar.

Para muitas empresas, os dados pessoais são o ouro do século XXI.

terça-feira, 6 de maio de 2014

ORIGEM DO 1º DE MAIO




O Dia do Trabalhador é comemorado no 1º de maio. Em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, exposições e eventos. 

A História do Dia do Trabalhador remonta ao ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo polícias e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este facto gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros confrontos com polícias. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba aos polícias, provocando a morte de sete deles. Foi o rastilho para que os polícias começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze manifestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, que decorreu na capital francesa a 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalhador, que seria comemorado no 1º de maio de cada ano.