quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Programa Nacional de Vacinação - vacina contra infeções por vírus do Papiloma humano (HPV)


O que é o vírus do papiloma humano?

O HPV é um vírus sexualmente transmissível com a capacidade de infetar todas as pessoas, independentemente do seu sexo, idade, etnia ou localização geográfica.


Vacinação:

A vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, previne a infecção por este vírus e o cancro do colo do útero. Ela está indicada para mulheres entre os 9 e os 25 anos de idade que ainda não tenham iniciado a sua vida sexual ou que ainda não entraram em contacto com o vírus.


No entanto, indivíduos que já iniciaram a sua vida sexual também podem tomar a vacina, mas a sua eficácia pode estar diminuída, pois já podem ter entrado em contacto com o vírus. Além disso, mulheres que já iniciaram tratamento para o HPV também podem tomar a vacina com o objetivo de diminuir o número de recidivas.

A vacinação pode ajudar a prevenir a infeção pelo HPV e o cancro de colo do útero, mas não os trata. Por isso, também é importante usar o preservativo em todos os contactos íntimos e, além disso, a mulher deve consultar o ginecologista pelo menos 1 vez por ano e realizar exames ginecológicos como o Papanicolau.

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada durante 8 a 9 anos e está contraindicada para gestantes e indivíduos com doenças agudas ou com hipersensibilidade aos componentes da vacina.

 Seguindo as recomendações do laboratório Sanofi Pasteur MSD, a Comissão Técnica de Vacinação, o grupo de especialistas que aconselha os responsáveis da DGS,  propôs que a imunização em duas doses fosse integrada no PNV num esquema com um intervalo de seis meses, e estipulou que a vacina devia ser administrada entre os 10 e os 13 anos inclusivé.

Em Abril deste ano (2014), a Sanofi Pasteur MSD já tinha anunciado, aliás, que a Comissão Europeia autorizara o esquema de vacinação em duas doses, para crianças entre os 9 e os 13 anos. Este esquema, explicou então o vice-presidente da empresa, Stephen Lockhart, “baseia-se em dados que demonstraram que duas doses garantem uma resposta imunitária nas adolescentes".

As raparigas que se atrasem na vacinação relativamente à idade recomendada podem iniciá-la até aos 18 anos exclusive e as que já fizeram pelo menos uma dose podem completar a imunização gratuitamente até aos 25 anos de idade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou no dia 3 de dezembro de 2014  novas recomendações na luta contra o cancro do colo do útero para permitir uma melhor prevenção nos países pobres.

A OMS defende agora a aplicação de duas doses da vacina contra o vírus do Papiloma Humano (HPV), contra as três recomendadas anteriormente, em raparigas com idades entre nove e 13 anos.

A OMS, que apresentou as suas novas recomendações no congresso mundial de luta conta o cancro, em Melbourne, estima que duas injeções são mais eficazes do que três.

Com 17 casos de cancro do colo do útero por cem mil habitantes e cerca de mil novos doentes são diagnosticados em cada ano,  Portugal tem uma das mais elevadas incidências deste tipo de tumor na Europa Ocidental. Por ano morrem cerca de três centenas de mulheres com cancro de colo do útero. 

A vacina é administrada gratuitamente nos centros de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário