sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como melhorar a autoestima

A autoestima surge da auto imagem positiva que temos de nós, é algo que de forma proativa construímos. A autoestima não se constrói na passividade, nem quando pensamos que vem dos acontecimentos exteriores, a autoestima desenvolve-se no mundo real. O que se pretende é uma construção sólida, e isto só é possível a partir do nosso interior.
Citação: “Pessoas com elevada autoestima são as mais desejadas e, as pessoas desejadas em sociedade.” – Brian Tracy. É comummente aceite que a forma como nos vemos a nós próprios afeta diretamente tudo aquilo que fazemos. Pessoas com a autoestima elevada, promovem a capacidade para serem felizes, aumentam o seu bem-estar e consequentemente a produtividade nas suas vidas.

ENQUADRAMENTO Autoestima = O quanto gostamos de nós mesmos O quanto gostamos de nós mesmos = Nível de autodomínio O que é o domínio de si mesmo? É a habilidade que temos para nos conduzirmos a realmente fazer, o que queremos fazer, por outras palavras, tem a ver com a nossa autoconfiança e autodisciplina. Uma pessoa que tem domínio sobre si mesma, tem Auto integridade e capacidade para manter-se fiel às suas palavras e compromissos. Cada vez que deixamos de ouvir a nossa voz interior, e não agimos de acordo com algo que nós precisamos, ficamos suscetíveis a perdermos a confiança em nós mesmos e nas nossas habilidades. Esta falta de auto fé, vai aumentando numa espiral descendente à medida que queremos realizar mais compromissos e objetivos.

Descrições de uma baixa autoestima: ◾Você pensa excessivamente sobre si mesmo, e analisa porque razão você é como é.
◾Você tem medo da adversidade, o que lhe provoca uma enorme angústia. Você pode ser alienado em relação e em oposição aos seus pais, educadores e figuras de autoridade em geral.
◾Você não sorri facilmente. Você pode ter uma visão negativa, desesperançada de si mesmo, da sua família e sociedade.
◾Você sente-se muito cansado. Você pode estar relutante ou incapaz de definir e alcançar os seus objetivos.
◾Você fica com você mesmo. Você prefere ficar sozinho do que conhecer novas pessoas e estar com os outros.
◾Você afasta as pessoas. Você tem dificuldade em fazer e manter amigos.
◾Você evita olhar nos olhos dos outros. Você tem dificuldade com a confiança verdadeira , intimidade e afeto.
◾Você recusa-se a assumir riscos. Você sente-se carente e pode ter uma tendência a apegar-se à falsa independência.
◾Você pode criar efeitos e situações negativas. E em casos extremos, pode ser antissocial e talvez violento.
◾Coisas que os outros não podem observar incluem: Você fala para si mesmo de forma negativa, você não diz a verdade e/ou nem mantém a sua palavra, você não perdoa a si mesmo ou aos outros. Você pode não ter empatia, compaixão e remorso. Aumentar a autoestima implica algumas mudanças de comportamento. O comportamento vai mudando com a prática e a intenção. A autoestima é uma realização, um processo que energiza e lhe dá motivação. Não é algo que nós temos, mas desenvolve-se com a experiência das coisas que fazemos.

 A autoestima é a experiência de ser capaz de enfrentar os desafios e promover a felicidade. COMO TRABALHAR A AUTOESTIMA: Para construir a sua autoestima, você deve estabelecer-se como o mestre da sua própria vida. Cada minuto da sua vida é um momento que pode utilizar para fazer coisas para se melhorar. Se você andou a adiar alguma tarefa ou ação durante grande parte do seu dia, não se martirize ou penalize por isso, mude o seu foco para o momento presente e o que você pode fazer. Comece com a menor coisa que acha que consegue fazer face à tarefa mais importante.

DICAS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA:
COMECE COM PASSOS PEQUENOS;
CRIE UMA VISÃO CONVINCENTE: Use o poder da sua imaginação. Crie uma imagem de si mesmo como sendo a pessoa confiante em que você aspira tornar-se.
SOCIALIZE: Saia de casa, convide um amigo para um almoço. A convivência com os outros dará oportunidades de estabelecer contacto com outras pessoas, e praticar uma comunicação efetiva e relacionamento interpessoal.
FAÇA ALGO ARROJADO: O simples facto de se propor a enfrentar algumas coisas ou situações em que se sente menos capaz ou mais incomodado, permitir-lhe-á não confirmar a sua incapacidade. Provavelmente irá verificar que o receio era infundado.
FAÇA ALGO NAQUILO EM QUE É BOM DEFINA METAS: as pessoas que estabelecem regularmente os seus objetivos ganham nove vezes mais ao longo das suas vidas, comparativamente aos que não os estabelecem.
AJUDE OS OUTROS A SENTIREM-SE BEM: Quando você ajuda outras pessoas a sentirem-se melhor e a gostarem delas, certamente irá fazer você sentir-se bem consigo mesmo.
OBTENHA CLAREZA NAS VÁRIAS ÁREAS DA VIDA CONSTRUA UM PLANO: Um dos principais motivos para alguns de nós ficarmos pelo caminho ou vermos a nossa vontade paralisada para realizar algo, deve-se ao facto de não construirmos um plano para alcançar os objetivos desejados.
MOTIVE-SE: Tente perceber aquilo que mexe consigo, que lhe fornece energia, que o faz levantar-se cedo da cama, que lhe dá uma vontade enorme de concretizar e realizar algo. Se não consegue encontrar ou sentir isso, imagine para si o que gostaria de fazer.
AFIRMAÇÕES :As afirmações são muito capacitadoras e orientadoras, mas apenas se forem suportadas e acompanhadas de ações.
DEIXE DE SE COMPARAR: Perceba o que quer, daquilo de que é capaz, e eventualmente o que tem de melhorar ou mudar para alcançar os seus objetivos ou sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário