sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DICAS PARA ESTUDAR


Com esta apresentação poderás ter a perceção da importância de saber estudar e saber de algumas preocupações que deves ter em conta quando inicias o teu processo de estudo.
 
1. De forma a maximizar o teu tempo, organizar o material de estudo, é uma das melhores dicas que pode ser dada. Separa tudo por assuntos ou matérias, assim conseguirás estudar sem perder tempo à procura da informação ou material. Começa pelas matérias em que tens uma dificuldade intermédia, depois estuda o que é mais difícil e acaba o teu estudo com as matérias mais fáceis.
 
2. Encontra um lugar bastante calmo, como um quarto ou o escritório. Tenta manter-te longe de distrações externas como televisão, amigos, telemóvel,…
 
3. Organiza o teu material, separando-o por assuntos ou matérias. Leva tudo o que precisas para onde vais estudar para não teres de interromper para ires afiar o lápis, buscar a caneta ou beber água.
 
4. O ambiente deve estar sempre bem arejado, iluminado e confortável. Mantém sempre uma janela entreaberta para arejar ,com a preocupação de o quarto não estar nem frio nem abafado.
 
5. A iluminação é tão importante como o próprio quarto. Em caso de ambiente mal iluminado, o cansaço e o esforço mental são aumentados , o que te provoca fadiga e cansaço.
 
6. Procura sempre estudar sentado, de forma confortável e com uma cadeira que “aguente” horas e horas de leitura. Quando tens uma posição incorreta começas a ficar com dores que causam incómodo , distração e menor rendimento .
 
7. Caso seja necessário interromperes o teu estudo, por algum motivo, deixa um pequeno lembrete que te relembre onde paraste. Assim não perdes tempo a retomar o trabalho.
 
8. Procura manter sempre um ritmo; desta forma o teu organismo habitua-se ao estudo e cansas-te cada vez menos. Estuda sempre em horários em que não te sintas muito sonolento e cansado.
 
9. Lembra-te sempre que um bom estudo tem de ter pausas: por cada 60 minutos de estudo faz uma pausa de 15. Nessas pausas faz tudo menos pensar em estudo. Descansa mesmo e aproveita para te alimentares.

10. Mantém sempre um aspeto positivo. Caso não consigas perceber a matéria, regista a tua dúvida e tira-a na aula seguinte, com o professor. Se estudares com regularidade e com antecedência ,tens tempo para retirares as dúvidas atempadamente e sem pressas.
 
11. Estudar sem barulho é importante para não te distraíres. Muitas pessoas preferem ouvir música baixinha, mas é certo que deves ficar longe de conversas, telefones e músicas barulhentas, principalmente cantadas.
 
12. Decorar, de vez em quando, é necessário. Uma estratégia para decorar qualquer coisa é repetir em voz alta, assim como escrever muitas vezes as coisas importantes que tens de memorizar, como datas, fórmulas,…
 
13. Descobre alternativas de decorar a matéria, pois o mais importante é perceber em vez de decorar. Tenta associar a matéria ao que já sabes, de forma a fazeres um encadeamento lógico que faça sentido para ti; isto ajuda na aprendizagem e na assimilação da matéria.
 
14. Quanto ao conteúdo de matérias extensas, tenta fazer resumos dos tópicos, esquemas, diagramas,…. Assim conseguirás diminuir o peso de cada matéria, tornando mais fácil a aprendizagem  bem como o relembrar ,pois crias pontos associativos que te fazem lembrar das coisas.
 
15. Tenta estudar em grupo de forma organizada. Quando te reunires é para estudar não para brincar. Nestas sessões podes esclarecer dúvidas, explicar a matéria aos teus colegas e eles explicarem-ta a ti ; é boa estratégia para conseguires estudar melhor.
 
16. Estuda muito e dedica-te. A única maneira de conseguires sucesso depende de ti, da tua dedicação e esforço. Pensa que o esforço feito na preparação trará uma grande recompensa.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROJETO "APRENDER A SER" - A boneca "Care"

 
Na última sessão do Projeto "Aprender a Ser", que está a ser desenvolvido também com a turma 1PAE2, contámos com a colaboração das turmas 12º4 e 1OE2.
As alunas do 12º4 e a professora Teresa Santos colaboraram com
as técnicas do GAAF (mediadora Andreia Alvarez e técnica de serviço social, Vanessa Correia) para criarem a boneca "CARE".
"Care" terá os cuidados, a atenção e o afeto maternal das alunas da turma do curso de Educação e Formação da Práticas de Ação Educativa T2, durante este ano letivo.
Propomos o seguinte desafio: conseguirá a "CARE" crescer saudavelmente?
As alunas da turma 1OE2 registaram o momento com os seus magníficos dotes fotográficos!
 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Magusto na Seomara (11 de novembro 2013)

No dia de S. Martinho - 11 de novembro, as técnicas do GAAF - a Mediadora Socioeducativa Andreia Alvarez e a Técnica de Serviço Social Vanessa Correia, em colaboração com algumas funcionárias do bar dos alunos, realizaram um Magusto, o que permitiu a oferta de castanhas assadas aos alunos da Seomara!
Aqui ficam algumas fotos desse evento.
 
 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Torneio de Damas no Dia da Escola

O GAAF não quis deixar de participar no Dia da Escola. Para isso, organizou e desenvolveu um Torneio de Damas entre os alunos.
Parabéns ao aluno vencedor - Leonildo, que teve direito a um prémio delicioso!