quinta-feira, 20 de junho de 2013

Boas Férias!

 
Pois é, o tão esperado mês de início das férias (junho) já chegou! E grande parte dos nossos alunos já estão de férias, uns com exames ainda por fazer, outros ainda com aulas (profissionais e CEF) e outros... mesmo, mesmo de FÉRIAS!
São dois meses e meio sem aulas... como ocupar esse tempo?
Aqui ficam algumas sugestões:
1. Pratica desporto! Anda de bicicleta, vai ao ginásio, nada um pouco, faz caminhadas com os amigos!
2. Um almoço diferente! Durante a época escolar nem sempre temos tempo para um almoço descansado e diferente. Por isso, aproveita para experimentares novas receitas ou para fazer um picnic!
3. Ler um livro, revista ou jornal! Sabe bem ler um bom livro no sofá, na praia ou num local fresco. Aproveita também para te atualizares lendo o jornal, durante as aulas nem sempre há tempo para o fazer!
4. Ir à praia com os amigos! Aproveita as belas praias de Portugal para apanhar sol (cuidado com os escaldões), nadar, jogar à bola... convida os teus amigos!
5. Ir ao cinema! Vai ao cinema ver os filmes recentes ou, se preferires, aluga os filmes e vê-os em casa...informa-te sobre os vários locais onde passam filmes grátis ao ar livre.
6. Sai à noite! Nas quentes noites de Verão sabe bem sair com os amigos, para comer um gelado, beber um sumo... nem tens de te preocupar com o despertador na manhã seguinte!
7. Computador! Um pouco de tempo passado no computador, desde que não seja demais, também é bom: vê os teus emails, conversa com os amigos que estão longe..
8. Música e Festivais! Se puderes, aproveita os festivais de Verão...
9.Acampar! Uma boa solução para uns dias diferentes, é acampar. Informa-te também sobre as Pousadas da Juventude, uma boa alternativa para conhecer locais diferentes.
10. Enfim, aproveita as férias para recarregar energias! Aproveita a companhia de quem mais gostas e faz novos amigos.
 
A equipa do GAAF deseja a todos os alunos, funcionários e professores umas BOAS FÉRIAS!  :)
 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Aprendizagem Socrática versus Aprendizagem Oriental



SÓCRATES, filósofo do século  IV a.C., opõe-se a uma relação pedagógica baseada na lógica da transmissão e da explicação. Privilegia uma certa relação do saber mais do que um saber de conteúdos. Sócrates é um mestre explicador encoberto, porque quanto mais conhecedor e participativo, quanto mais confiança e prazer coloca no aprendiz.
Sócrates não transmite o saber de um modo tradicional (diz que nada sabe e que não ensina nada a ninguém). Questiona o outro.
A Douta-ignorância é uma ignorância sábia, pois sabe que nada sabe, enquanto os Sofistas dizem saber falar acerca de todas as coisas.


As perguntas de Sócrates só podem ser respondidas de uma única forma, logo são mais afirmações do que interrogações, contêm tudo o que o outro pode saber.
Sócrates não pergunta porque ignora, mas porque sabe e porque se instruiu. Ele pergunta, para que o outro saiba, para que saiba o que não lembrava e assim se instrua.
Sócrates questionou o escravo sobre o Teorema de Pitágoras e conduziu o aluno a acreditar que possuía uma mente capaz de descobrir o conhecimento. O ideal socrático ainda sublinha, na cultura ocidental, a crença de que o melhor aprendiz é aquele que desenvolve a sua mente para questionar e compreender o mundo.

       

A APRENDIZAGEM ORIENTAL enfatiza as crenças, a virtude, a compaixão, para o desenvolvimento da virtude. O Conhecimento é igual a necessidade de auto-perfeição e poder espiritual. Pretende-se atingir a perfeição moral e social.

Para Mêncio (370-288 a.c),  pensador chinês seguidor da doutrina de Confúcio,  todos os homens são naturalmente bons e somente as circunstâncias os pervertem. Os homens diferem pela educação que recebem.         



Vamos Premiar a Excelência 2013

No passado dia 6 de junho realizou-se o já habitual passeio às piscinas de Santarém, organizado pelo GAAF. Com este passeio, o Gabinete de Apoio ao Aluno e Família pretende recompensar o esforço e empenho dos melhores alunos da Seomara.
Aqui ficam duas fotos de grupo desse dia.
Esperamos repetir a iniciativa no próximo ano letivo, com estes e outros alunos da Seomara!

terça-feira, 4 de junho de 2013

1ª Feira de Educação e Formação

Nos dias 30 e 31 de maio, e no dia 1 de junho, decorreu na Seomara a 1ª Feira de Educação e Formação. O principal objetivo desta feira foi dar a conhecer a oferta educativa da nossa escola, a alunos, encarregados de educação e à comunidade envolvente.  

A Feira contou com a empenhada colaboração de alunos, professores e funcionários.



Aqui ficam algumas imagens dessa bem sucedida iniciativa que, esperamos, se volte a repetir!