terça-feira, 30 de abril de 2013

Exercício físico na adolescência


Quais as atividades físicas recomendadas para os jovens?

A maioria dos profissionais de Educação Física recomenda atividades que visem o desenvolvimento de várias habilidades, como natação, capoeira, musculação etc.

É muito difícil definir as principais características para um desporto  de um jovem de 11 ou 12 anos. Por isso o melhor é deixar o jovem escolher as atividades que lhe agradam, para que ele consiga manter uma regularidade.

Alguns pais chegam a obrigar os filhos a praticar desporto, causando traumas e afastando o jovem da atividade física. Deve-se sempre respeitar os limites e aptidões do adolescente. Fazer exercícios é sempre importante em qualquer idade e na adolescência pode ajudar a moldar o corpo e até mesmo a personalidade do praticante.

Outros benefícios:
Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorespiratória etc...;

Melhoria da composição corporal com a diminuição da percentagem de gordura;

Ajuda a evitar a obesidade;

Ensina o jovem a ter disciplina;

Afasta das drogas;

Promove o relacionamento social;

Estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades;

Melhora a postura;

Exercita tanto a independência do aluno, quanto o relacionamento em grupo.



O ideal seria que o aluno procurasse um ginásio, fizesse uma avaliação física, para conhecer o seu nível de condicionamento e aptidão física e elaborar com o instrutor um programa de acordo com os seus interesses. Se o jovem já pratica algum desporto, deverá fazer um trabalho complementar. Por exemplo: se jogar futebol, deverá fazer aulas de alongamento ou flexibilidade para aumentar a mobilidade articular, musculação para aumentar a resistência e força muscular e até outras atividades aeróbias, para melhor a sua condição cardiorespiratória, como natação etc...

Há muita polémica quanto ao pré-adolescente e adolescente fazer musculação. Não existe nenhum artigo que comprove que a musculação atrapalha o crescimento. O que nunca se deve fazer é trabalhar com carga máxima ou sub-máxima (Levantar o máximo de peso que se aguenta, como fazem os fisioculturistas). Geralmente, desde que com o acompanhamento de um professor, a musculação pode ser feita visando um treino de resistência muscular e não de força.

Atividades mais indicadas:
Artes marciais;
Desportos coletivos;
Musculação visando um trabalho de resistência muscular;
Natação;
Dança;
Corrida;
Aulas de alongamento.


Estas atividades podem ser feitas três vezes por semana, com a duração de 45 minutos a 1 hora, sempre com o acompanhamento de um professor ou de um profissional.







terça-feira, 23 de abril de 2013

Projecto de Solidariedade Cris Sacco - o que é?

 

Projecto de Solidariedade Cris Sacco é um GRUPO DE APOIO A FAMILIAS CARÊNCIADAS, CRIANÇAS EM RISCO, IDOSOS E SEM ABRIGO.



"ESTAMOS A TENTAR TODOS OS DIAS...CHEGAR A TODOS OS QUE NOS PEDEM AJUDA, RESPONDEMOS A TODOS E COM A VOSSA AJUDA VAMOS CONSEGUIR CHEGAR CADA VEZ MAIS LONGE E A MAIS GENTE :) É UM TRABALHO ARDUO, DIARIO E DE MUITAS HORAS, MAS NAO VAMOS DESISTIR VAMOS CONTINUAR AQUI SEMPRE A FAZER MAIS E MELHOR. A TODOS OS QUE ESTAO DESSE LADO ATENTOS E A DAREM APOIO O MEU OBRIGADA SEM VOCES NAO ERA POSSIVEL :) CRIS"







Adere a este Grupo. Ajudar não custa, e pode fazer toda a diferença!!!







terça-feira, 16 de abril de 2013

Divórcio


Nos finais do século XX , anos 70 os psicólogos começaram a preocupar-se com o divórcio, sobretudo com as consequências que afetavam os filhos.

Maurey (1977) refere que o casal "nasceu mal", a propósito do primeiro casal referido na Bíblia – Adão e Eva. Na realidade muitos casais nascem mal e continuam mal, acabando por se desfazer. A pouco e pouco tudo parecia correr bem, mas quase impercetivelmente instala-se a desilusão, o fracasso, a infelicidade, o divórcio.

O processo que culmina, muitas vezes, no divórcio, passa segundo Lee (1984) por diversos estádios, desde a descoberta do problema, à sua exposição ao parceiro, a algum tipo de resolução ou então, à cisão mais ou menos a curto ou a longo prazo. Quando chegam a este ponto parece que os cônjuges andaram sempre em vias paralelas e não convergentes. Acusam-se mutuamente, mas no fundo são ambos responsáveis e vitimas, embora em graus diferentes, conforme cada caso. A dor e as consequências sentidas pela separação dependem de muitos fatores, principalmente se o passado foi amoroso ou frio, pois no caso de uma boa relação os custos são maiores.

O processo por que se chega à desilusão ou deceção pode ser diversificado, mas tem etapas mais ou menos detetáveis como: a incompreensão, a acusação mútua, a humilhação, as expectativas frustradas, a desarmonia sexual, o aborrecimento, o egocentrismo, o silêncio, a desigualdade no modo de pensar e de viver, a agressividade verbal ou mesmo física.

Existem formas mais ou menos ativas e construtivas de abordar o problema como verbalizar a situação, manifestar capacidade de diálogo e de lealdade de um pelo outro. Há formas passivas ou destrutivas como o deixar fluir negligente ou romper totalmente.



Consequências dos Conflitos e do Divórcio


Cummings e Davies (1994) analisam o impacto que os conflitos conjugais podem ter, a curto ou a longo prazo, para o desenvolvimento integral dos filhos, sendo frequentemente geradores das mais diversas expressões patológicas que se podem prolongar pela vida fora e afetar também a constituição futura duma nova família.

Apesar de ser diversificado o impacto dos conflitos parentais sobre os filhos, eles causam sempre perturbações quer a nível de personalidade, quer de educação. Isto porque a qualidade e felicidade dos pais, dependentes da relação conjugal, reflete-se forçosamente na qualidade da educação em geral.

Os conflitos devem ser geridos de forma a proteger o mais possível os filhos de modo a promover o seu bem-estar.





sexta-feira, 12 de abril de 2013

Atenção! Gabinete de Apoio ao Munícipe

 
Atenção

1. Se necessita de um apoio  financeiro pontual, para uma despesa inesperada sua família, como medicamentos, óculos, etc.
2. Se pertence ao Concelho de Sintra;  

3. Se não usufrui de Rendimento Social de Inserção ( RSI );

4. E se não está penalizado ao nível do RSI, por incumprimento,

pode, até ao dia 15 de cada mês ( ou no dia útil seguinte, caso for num fim de semana) , solicitar o apoio no Gabinete de Apoio ao Municipe, Delegação Municipal de Queluz - Rua 9 de Abril 24_B, R/C - Queluz.

O contato é:  219248758/59

 Recomenda-se que telefone primeiro.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pousadas de Juventude

 
Reabriram no dia 14 de março de 2013  as 11 Pousadas de Juventude que encerraram durante a época de Inverno.
A maior rede de turismo juvenil do país, composta por 39 Unidades de Alojamento, está em pleno funcionamento, 24 horas por dia e todos os dias do ano!

Com uma oferta renovada e diversificada, especialmente dirigida a jovens, famílias e grupos, é um aposta séria à dinamização da mobilidade social e do turismo juvenil.

Cartão Pousadas da Juventude:
 
O Cartão Pousadas de Juventude dá-te acesso a todas as Pousadas de Juventude da Rede Nacional de Turismo Juvenil em Portugal e no Mundo. A sua apresentação é obrigatória, caso não tenhas Cartão Jovem (válido apenas para Portugal).
Com que idade é que o posso tirar? Podes tirar o teu Cartão Pousadas de Juventude a partir dos 12 anos. Até que idade posso tirar o Cartão Pousadas de Juventude? Não há limite de idade, podes tirar o Cartão Pousadas de Juventude com qualquer idade.
Qual a validade do cartão?O Cartão Pousadas de Juventude é válido por um ano, após a data da sua emissão.

Onde é que o posso utilizar?
Podes utilizar o teu Cartão Pousadas de Juventude nas Pousadas de Juventude nacionais e internacionais. 

As Pousadas de Juventude podem ser utilizadas sem qualquer limite de idade. Porém, nenhuma criança, até aos 16 anos, deverá ficar sozinha num quarto múltiplo, a não ser que os responsáveis assumam total responsabilidade.
 
Aproveita!
 
Informa-te na Linha da Juventude: 707 20 30 30
Ou vai à internet: juventude.gov.pt
 
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

 
 
Perturbações Psicopatológicas do Alcoolismo Crónico

A Embrieguez Patológica, que inclui sintomas como perturbações do comportamento (desadequado, agredido, de caráter explosivo), ideias delirantes e fenómenos alucinatórios; Blackouts, períodos em que o doente parece bem, tendo bebido pouco, mas depois dos quais sobrevém amnésia; a Síndrome de Abstinência- ansiedade, náuseas, vómitos, tremores e sudorese que surgem quando o doente passa muito tempo sem consumir bebidas alcóolicas.

Delírio Alcóolico sub-agudo - estado confusional, agitação psicomotora, insónia, alucinações, delírios e falsos reconhecimentos e desconforto geral.

“Delirium Tremens”- agravamento do quadro anterior, com crises convulsivas e marcados sintomas físicos (sudação, palidez, taquicardia, desidratação, hipotensão); pode levar ao colapso circulatório e à morte.
Demência alcóolica, declínio global das funções mentais, atrofia cerebral (provavelmente recuperável).

PerturbaçõesPsicológicas do Humor

O humor está incluído na afetividade, pois esta engloba a totalidade da vida emocional da pessoa. Assim, o humor caracteriza-se por um estado de ânimo, disposição fundamental ou atividade holotímica de base (não tem objeto).
Existem cinco tipos de perturbações do humor:

  1. o humor depressivo que se caracteriza por hipertimia, distimia, propensão a queixar-se, pessimismo, perturbações dos afectos vitais, sentimentos de auto-destruição, de culpa e de ruína e irritabilidade
  2. humor elevado com um sentimento excessivo de bem estar, prazer, alegria, confiança em si mesmo, de exaltação dos afectos vitais;
  3. humor ansioso (ou angústia) que se caracteriza por um sentimento persistente de mal estar; inquietação, fortemente corporizado de uma forma difusa e localizado no torax, sentimento de insegurança e perigo eminente; êxtase (momento sem qualquer ansiedade);
  4. humor perplexo (psicoses)
  5. humor delirante e um fenómeno que ocorre no ínicio de algumas psicoses com ideias delirantes.