terça-feira, 30 de abril de 2013

Exercício físico na adolescência


Quais as atividades físicas recomendadas para os jovens?

A maioria dos profissionais de Educação Física recomenda atividades que visem o desenvolvimento de várias habilidades, como natação, capoeira, musculação etc.

É muito difícil definir as principais características para um desporto  de um jovem de 11 ou 12 anos. Por isso o melhor é deixar o jovem escolher as atividades que lhe agradam, para que ele consiga manter uma regularidade.

Alguns pais chegam a obrigar os filhos a praticar desporto, causando traumas e afastando o jovem da atividade física. Deve-se sempre respeitar os limites e aptidões do adolescente. Fazer exercícios é sempre importante em qualquer idade e na adolescência pode ajudar a moldar o corpo e até mesmo a personalidade do praticante.

Outros benefícios:
Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorespiratória etc...;

Melhoria da composição corporal com a diminuição da percentagem de gordura;

Ajuda a evitar a obesidade;

Ensina o jovem a ter disciplina;

Afasta das drogas;

Promove o relacionamento social;

Estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades;

Melhora a postura;

Exercita tanto a independência do aluno, quanto o relacionamento em grupo.



O ideal seria que o aluno procurasse um ginásio, fizesse uma avaliação física, para conhecer o seu nível de condicionamento e aptidão física e elaborar com o instrutor um programa de acordo com os seus interesses. Se o jovem já pratica algum desporto, deverá fazer um trabalho complementar. Por exemplo: se jogar futebol, deverá fazer aulas de alongamento ou flexibilidade para aumentar a mobilidade articular, musculação para aumentar a resistência e força muscular e até outras atividades aeróbias, para melhor a sua condição cardiorespiratória, como natação etc...

Há muita polémica quanto ao pré-adolescente e adolescente fazer musculação. Não existe nenhum artigo que comprove que a musculação atrapalha o crescimento. O que nunca se deve fazer é trabalhar com carga máxima ou sub-máxima (Levantar o máximo de peso que se aguenta, como fazem os fisioculturistas). Geralmente, desde que com o acompanhamento de um professor, a musculação pode ser feita visando um treino de resistência muscular e não de força.

Atividades mais indicadas:
Artes marciais;
Desportos coletivos;
Musculação visando um trabalho de resistência muscular;
Natação;
Dança;
Corrida;
Aulas de alongamento.


Estas atividades podem ser feitas três vezes por semana, com a duração de 45 minutos a 1 hora, sempre com o acompanhamento de um professor ou de um profissional.







Sem comentários:

Enviar um comentário