terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como voltar a estudar após alguns anos de interrupção?

 
 
Se, após alguns anos sem estudar, pretendes retomar os estudos para melhorar as tuas habilitações académicas, o que deves fazer?



PARA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS, e para quem já tem o 12º ano: 

 A)
Pode obter o nível quatro de qualificação através de percursos de dupla certificação (escolar e profissional).
No CNO (Centro Novas Oportunidades) da nossa escola, estão abertas as inscrições para os cursos EFA secundário tipo A que conferem essa qualificação.
São cursos pós-laborais com a duração de 3 anos e para a frequência dos quais só tem que pagar a matrícula. Com o 12º ano concluído, não é preciso fazer a parte escolar.
Se estiveres interessado(a) nestes cursos e quiseres saber mais detalhes sobre o seu funcionamento, inscrição e matrícula, dirige-te ao CNO da nossa escola ou tenta os seguintes contactos:
telefone: 214 912 500/1, telemóvel: 961 732 482 ou correio eletrónico: cno.esscp@gmail.com
Recomenda-se também uma ida ao IEFP (Centro de Emprego e Formação Profissional) da sua zona de residência.
Na Amadora, o IEFP situa-se na Av. D. Nuno Álvares Pereira, 1-A.
 

Existe também a alternativa de candidatura ao ensino superior para os maiores de 23 anos,  a qual consiste na inscrição e aprovação numa prova de exame que cada estabelecimento de ensino superior proporciona aos candidatos.
Se quiseres optar por esta via, deves consultar a página da internet da universidade que tem o curso no qual gostarias de ingressar.
As inscrições são pagas e também há propinas a pagar durante a frequência dos cursos.
Para mais informação e consulta dos cursos superiores existentes, sugiro a consulta de:
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ConcursosEspeciais/Maiores23/
e ainda: http://m23.ul.pt/ UNIVERSIDADE DE LISBOA.
Cursos da universidade de Lisboa com vagas para maiores de 23 em 2013/ 2014:
http://flv.campus.ul.pt/maiores-23/vagas-por-curso
 
C)
Se o 12º ano que terminaste é do ensino profissional, também podes proceder do modo descrito anteriormente. Porém, o mais adequado é um Curso de Especialização Tecnológica (um CET).
Os CET são cursos de nível pós-secundário não superior, que atribuem o nível 5 de qualificação e que conferem créditos para continuar, depois, os estudos no ensino superior. Estes cursos funcionam nos institutos politécnicos e, claro, também estão sujeitos ao pagamento de propinas.
Na Amadora, não há nenhum destes institutos. O que existe mais perto é em Lisboa e em Setúbal. Há-os depois em Leiria, em Tomar, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário