terça-feira, 30 de outubro de 2012

Perturbações da atenção


 
A atenção consiste em focar ativa ou passivamente a consciência para um determinado estímulo ou objecto. A concentração é a capacidade em manter a atenção ao longo do tempo.

A principal perturbação da atenção é a distratibilidade, isto é, incapacidade de focar a atenção em situações relevantes. Pode ser provocada por: hipoprosexia – diminuição da atenção espontânea; hiperprosexia – aumento muito grande da atenção em espontânea em estímulos irrelevantes. Aprosexia – perda de capacidade de atenção espontânea.

A perturbação da concentração consiste na dificuldade em manter a atenção de modo continuado. Causas: fadiga, ansiedade; estados confusionais ou síndromes psico- orgânicos e psico-psicóticos: esquizofrenia, perturbações da consciência – quando ocorrem lesões cerebrais.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Quero ter um piercing na língua!!


O crescente interesse estético e a autoconfiança cada vez mais requisitada pela moda levam algumas pessoas a colocar piercing em alguma parte do corpo – e a língua está entra as partes mais visadas. O uso de piercing é atraente para a muitos jovens. A língua é uma das partes escolhidas pelos mais ousados. Mas colocar um piercing na língua tem os seus inconvenientes!
Fica a saber quais:
- Existem algumas limitações no que respeita ao que se pode comer depois de fazer o piercing na língua. Prefere alimentos macios como pão e gelados e evita os alimentos quentes, como o café, pois o piercing irá absorver o calor. Evita também alimentos ácidos, como o ketchup, e com altos teores de sódio, como carnes e alimentos processados, uma vez que irão causar uma sensação de ardor no local do piercing. Alimentos como macarrão e pizza de queijo podem envolver o adorno e puxá-lo.
- É preciso limpar o piercing da língua após cada refeição, não mais que três vezes por dia. 
- O piercing na língua pode entortar os dentes: colocar um piercing na língua pode alterar a posição dos dentes, além da fala e da deglutição. O acessório também pode causar outros problemas, como infecções e hemorragias.
O piercing também é contra indicado para quem usa aparelho, pois há casos em que pacientes tiveram a língua rasgada porque o piercing se prendeu ao aparelho.
- Outros problemas do piercing na língua:
- Fratura dental;
- Retração e destruição gengival;
- Úlcera traumática: lesão dolorosa que tem como principal exemplo a afta;
- Granuloma piogénico: tumor vascular benigno que sangra facilmente;
- Leucoplasia: mancha ou placa esbranquiçada aderida à superfície da língua, potencialmente cancerizável;
- Papiloma: tumor epitelial benigno na forma de verruga;
- Displasia epitelial: alteração da camada que recobre a língua;
- Fibroma: tumor benigno do tecido conjuntivo.

Além disso, muito se fala do potencial cancerígeno do trauma na mucosa bucal. Já se sabe que o cancro bucal é uma doença multifatorial e que o trauma está presente em vários casos. 
Por todos estes motivos, pensa muito bem antes de decidires colocar um piercing na língua. Aconselha-te com os teus pais, professores, dentista ou médico de família!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Matéria para os exames do 12º ano

 
 
Ainda não é para já que os exames do 12ºano vão abranger as matérias dos anos anteriores.
 
Só a partir do ano letivo de 2014/2015, e não no próximo, é que os alunos finalistas do ensino secundário vão ter de ir a exame e responder, nos exames nacionais, sobre os programas dos três anos das disciplinas trienais.
 
O Ministério da Educação sublinhou também que a aplicação desta alteração terá de ser feita de forma gradual e com um nível de exigência faseado e adequado.
Com esta alteração progressiva e não imediata, o Governo diz não querer perturbar a normalidade da atividade e o desempenho escolar dos alunos, especialmente dos que se encontram no presente ano letivo no 12º ano de escolaridade.
Assim, nos exames de 2013, nas disciplinas de Português, Matemática A, História A e Desenho A é garantido aos alunos que apenas serão incluídas as matérias relacionadas com as tratadas no 12º ano.
 
 
 
 
 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Atenção ao novo Estatuto do Aluno!!



O novo Estatuto do Aluno, que entrou em vigor este letivo, prevê multas para os pais dos estudantes incumpridores, proíbe captação de imagens ou sons nas aulas e permite a transferência de escola daqueles que agridam colegas ou professores.

Os pais dos alunos faltosos passam a ser responsabilizados pelos comportamentos dos filhos e podem ser punidos com coimas que podem ir dos 13 aos 79 euros, tendo por base os valores em vigor.
O Estatuto refere que a falta de cumprimento "consciente e reiterado" por parte dos pais e encarregados de educação de alunos menores a um conjunto de deveres, "aliado à recusa, não comparência ou ineficácia das ações de capacitação parental determinadas constitui contraordenação".
Entre as obrigações listadas estão a matrícula, frequência, assiduidade e pontualidade dos alunos, a comparência na escola sempre que os filhos atinjam metade do limite de faltas injustificadas ou em caso de audição obrigatória devido a procedimento disciplinar, mas também a realização pelos estudantes das medidas de recuperação definidas pela escola.
Quando aqueles deveres não são cumpridos, a escola deve comunicar à comissão de proteção de crianças e jovens ou ao Ministério Público, mas também avançar para contraordenações "punidas com coimas de valor igual ao máximo estabelecido para os alunos do escalão B do ano ou ciclo de escolaridade frequentado pelo educando" para aquisição de manuais escolares.
Os deveres do aluno incluem estudar, respeitar a autoridade e instruções dos professores e pessoal não docente, tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade educativa ou respeitar a integridade física e psicológica de todos.
Na lista das obrigações consta não possuir ou consumir substâncias aditivas, como drogas, tabaco ou bebidas alcoólicas, não utilizar equipamentos tecnológicos, como telemóveis, nos locais onde decorram aulas, e não captar sons ou imagens sem autorização dos professores.
"Não difundir, na escola ou fora, nomeadamente via internet, sons ou imagens captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização do diretor da escola", pode igualmente ler-se no diploma.
Entre as medidas disciplinares corretivas previstas no Estatuto estão a advertência, ordem de saída de aula, realização de tarefas e atividades de integração na escola ou na comunidade, condicionamento de acesso a alguns espaços ou mudança de turma.
Um aluno que agrida física ou moralmente um colega ou um professor pode ser transferido para outra turma a pedido dos agredidos.
As medidas disciplinares sancionatórias são a repreensão registada, suspensão até 12 dias, transferência de escola ou expulsão.