quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia de S. Valentim



















O dia dos namorados foi lembrado pelo clube de inglês com uma romântica e elaborada exposição na biblioteca, onde não faltaram caixas para os apaixonados colocarem as suas cartas... Foi um bonito trabalho realizado pelas professoras Graça Gusmão e Teresa Gomes e pelos alunos do ensino básico.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Globalização (Trabalho de Leonardo Lopes e Solange 12º2)




GLOBALIZAÇÂO
...é
a integração mais estreita dos países e dos povos que resultou da enorme
redução dos custos de transporte e de comunicação e a destruição de barreiras
artificiais à circulação transfronteiriça de mercadorias, serviços, capitais,
conhecimentos e (em menor escala) pessoas.


As empresas transnacionais são grandes firmas que manejam capital próprio
e de outros (têm fácil e grande acesso ao crédito) na aquisição de matéria-prima, maquinaria, de
tecnologia e levam da sua produção às diversas partes do globo, em face de racionalização, na organização de seus serviços e de sua administração, e da influência junto aos órgãos governamentais.
Vantagens da globalização:
ØCompetitividade e eficiência produtiva
ØProdutividade e enriquecimento
ØInternacionalização do consumo
ØQueda dos preços das mercadorias
Ø Investimento externo (novas empresas e mais emprego)
Ø Melhoria da competitividade e nível de prestação de serviços
Ø Melhoria da infra-estrutura de serviços públicos
Ø Aumento do investimento (benefícios do ingresso da poupança externa);
Ø Progresso tecnológico e ganho de produtividade (benefícios do capital produtivo);
Ø Aumento da capacidade produtiva e da competitividade internacional
Fuga da mão-de-obra especializada(países em vias de desenvolvimento)
Ø Liberdade de viajar e buscar o melhor emprego e remuneração



Desvantagens:
Ø Adequação da estrutura produtiva
(prejuízo para ineficientes)
Ø Adequação da estrutura do emprego (perda de emprego)
Ø Desestruturação da empresa nacional
Ø Adequação da estrutura de serviços (prejuízo para ineficientes)
Ø Adequação da estrutura do emprego (perda de emprego)
Internacionalização oudesnacionalização do capital (empresas)
· Dependência do capital externo(empréstimos e financiamentos)
· Dependência tecnológica (produtos e serviços)
Concorrência no mercado de trabalho e queda do nível salarial
· Redução do nível do emprego (via importação e avanço tecnológico)
· “Estrangeirarão” da população (raça, costumes, língua, religião,cultura)



žPara África
é uma desvantagem devido ao facto de ser um continente mais fornecedor de matérias primas do que recetor de conhecimentos e tecnologia (reduzido investimento no setor da educação e formação),o que desfavorece o crescimento económico dos seus países (escassez de investimentos na indústria transformadora.

Uma das características da globalização é a competição “feroz” entre as empresas para conseguir
baixar preços e oferecer produtos melhores. Isso implica corte de custos, que na maioria das vezes quer dizer corte de empregos. A globalização obriga as empresas a enfrentar uma brutal transformação. Elas precisam ser mais competitivas para enfrentar a concorrência estrangeira.
Para conseguir preços melhores e qualidade da mais alta tecnologia na guerra contra os concorrentes, as empresas cortaram custos. Esse corte se torna mais visível no emprego, devido à automação e à tecnologia que está cada vez mais presente.


Com este trabalho ficamos a ter conhecimento que há a globalização é um conceito ambíguo, existindo diversas dimensões com a cultural, social, política, demográfica e retemos que existe vantagens como desvantagens deste processo.
Devemos estar conscientes de que a globalização em tempos de calmaria provoca mudanças positivas e em seus tempos de crise, arrasa economias frágeis.
Precisamos ainda aprender a controlar as forças desencadeadas pela globalização para que esta não provoque efeitos negativos para a maioria da população.
Enfatizamos que a globalização não é uma coisa boa ou má, ela ocorre desde o principio das civilizações, mas ficou evidente somente nessas últimas décadas com o desenvolvimento tecnológico e as grandes mudanças que veem ocorrendo.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PSICOLOGIA DA SAÚDE



"É a área disciplinar da Psicologia que diz respeito ao comportamento humano no contexto da saúde e da doença" Weinman (1990).



"É o agregado das contribuições educacionais científicas e profissionais da psicologia para a promoção e manutenção da saúde, a prevenção e tratamento da doença, a identificação da etiologia e o diagnóstico das doenças e disfunções associadas e a análise e melhoria do sistema de saúde e das políticas de saúde".



A Psicologia da Saúde tem um propósito preventivo pois objetiva a permanência da condição de saúde e o evitamento possível da doença, enquanto que a Psicologia da Doença tem um propósito de adaptação do doente ao processo de doença - Joyce-Moniz e Barros, 2005.Becas

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA



As consequências negativas de uma gravidez na adolescência são inúmeras e provocam grandes perdas individuais, assim como para toda a sociedade, tornando-se num fenómeno preocupante.



O recurso ao aborto;os riscos obstétricos caraterizados por diversas complicações clínicas de todo o tipo e correspondendo a graves problemas de saúde, com variadas consequências físicas para a mãe e para o bébé;os relacionamentos inconsistentes;as restrições nas opções de vida e na oportunidade de inserção no mercado de trabalho.Em todos os países, a sexualidade, a gravidez e a maternidade adolescente estão , muitas vezes, associadas à alimentação deficiente, ao parto prematuro e a complicações no parto o que denota ser a gravidez na adolescência um sério problema de saúde pública.



No início do ano de 1980 realizaram-se ,nos EUA , as primeiras tentativas para calcular os custos da maternidade na adolescência.Entre os estudos mais completos estão os de Wertheimer e Moore (1982).



Associado a este fenómeno estão, ainda, as situações de abandono escolar, consequência da gravidez e um fator de risco em si mesmo.



Por estas razões, é fundamental organizar um programa de intervenção que possa prevenir a especificidade desta situação.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Segundo centenário do nascimento de Charles Dickens










Trabalhos das turmas 10º1, 10º2, 10º3, 10º4, 11º1, 11º3, 11º5 e 11º6, por "The English Club"; professoras Graça Gusmão e Teresa Gomes.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lista de manuais para oferecer

Listagem de manuais a doar





Disciplina TítuloAutorSaída *7ºGeografiaMundo.org7Cláudia Lobato 7ºCiências NaturaisTerra no espaço, terra em transformaçãoHelena Vaz Domingues 7ºHistóriaHistória 7Mª Emília Diniz 7InglêsNew Getting on 7Mª Emília Gonçalves 8ºMatemáticaMatematicamente falando 8Mª Alexandra Conceição 8ºMatemáticaMatematicamente falando 8 - Caderno ActividadesMª Alexandra Conceição 8ºMatemáticaMatematicamente falando 8 - Caderno AtividadesMª Alexandra Conceição 8ºCiências NaturaisPlaneta VivoAmparo Dias da Silva 8ºCiências NaturaisPlaneta Vivo Caderno de AtividadesAmparo Dias da Silva 8ºHistóriaHistória OitoMª Emília Dinis 8ºHistóriaHistória 8 (Manual – Parte I e II; Caderno de actividades; Desenvolver Competências)Mª Emília Dinis e outros 8ºFrancêsMizéAna Gueidão 8ºFrancêsMizé Caderno de AtividadesAna Gueidão 8ºGeografiaÀ descobertaMª João Matos 8ºGeografiaÀ descoberta Caderno de AtividadesMª João Matos 8º InglêsStep AheadCathy Myers 8º InglêsStep Ahead Caderno de AtividadesCathy Myers 8ºInglêsNew Getting on 8Mª Emília Gonçalves e Mª Angelina Torres 8ºInglêsNew Getting on 8 - WorkbookMª Emília Gonçalves e Mª Angelina Torres 8ºFis-QuímicaFQ8M. Neli Cavaleiro 8ºFis-QuímicaFQ8 Caderno de AtividadesM. Neli Cavaleiro 9ºLíngua PortuguesaPonto por pontoMª Conceição 9ºMatemática Matemática DinâmicaLuísa Faria 9ºMatemática Matemática DinâmicaLuísa Faria 9ºMatemáticaMatematicamente falandoMª Alexandra Almeida 9ºMatemáticaMatematicamente falandoMª Alexandra Almeida 9ºMatemáticaMatematicamente falando Caderno de atividadesMª Alexandra Almeida 9ºFisico-Química(CFQ)9António José Silva 9ºFisico-Química(CFQ)9 Caderno de atividadesAntónio José Silva 9ºFisico-QuímicaFQ Viver melhor na terraM. Neli Cavaleiro 9ºFisico-Química FQ Viver melhor na terra Caderno de atividadesM. Neli Cavaleiro 9ºHistóriaViver a HistóriaHelena Neto 9ºHistóriaViva a História Caderno de atividadesCristina Maia 9ºHistóriaViva a História Caderno de atividadesCristina Maia 9ºHistóriaHistória Nove- parte 1Mª Emília Diniz 9ºHistóriaHistória Nove- parte 2Mª Emília Diniz 9ºHistóriaHistória Nove Caderno de atividadesMª Emília Diniz 9ºCiências NaturaisPlaneta TerraAna Cristina Barros 9ºCiências NaturaisPlaneta TerraAna Cristina Barros 9ºCiências NaturaisPlaneta Terra Caderno de actividadesAna Cristina Barros