terça-feira, 6 de novembro de 2012

Perturbações da Memória




São quatro as perturbações da memória:
1-Amnésia- perda de capacidade de memória devido a um acidente. Pode ter uma causa psicogénica (estados emocionais) ou orgânica (pode ser uma fixação ou antero-retrógrada ou evocação-retrógrada). A amnésia antero-retrógrada é a incapacidade de reter novos factos mas os antigos continuam sempre lá e a amnésia retrógrada é a incapacidade de recordar factos antigos que já tinham sido registados mas continua a conseguir reter nova informação.
2- Hipoamnésia- diminuição ou empobrecimento da capacidade de memória.
3- Hiperamnésia- aumento da capacidade de recordar, há um excesso de memória. Dentro deste grupo há os eamnésicos, cujas recordações de acontecimentos passados são tão intensas que as vivem como se passassem no presente.
4-Paramnésia- distorções da memória e do reconhecimento, a pessoa recorda factos, pessoas, coisas que jamais existiram. As distorções da memória são: falsificações retrospetivas; recordações delirantes e confabulações. As distorções do reconhecimento são: falsos reconhecimentos e o já visto, já vivido (dejá vu).
 
Quando se detetar problemas de memória, dever-se-á recorrer ao médico, para uma entrevista clínica e exame neurológico, que são complementados com a realização de avaliações formais de memória recorrendo a escalas e testes apropriados.
Em seguida, são geralmente realizados alguns exames complementares de diagnóstico com o objetivo de rastrear causas específicas de défices cognitivos, nomeadamente tomografia computorizada ou ressonância magnética cerebral, bem como análises de sangue relevantes.

Qual é a importância de um diagnóstico precoce?

O diagnóstico precoce é fundamental para que seja possível começar o tratamento cedo no curso da doença, de forma a garantir a otimização da qualidade de vida das pessoas afetadas e suas famílias. Por outro lado, permite às pessoas tomarem decisões importantes relativamente ao futuro das suas vidas, o que poderá não ser possível mais tarde de uma forma eficaz, nomeadamente no que se refere aos negócios, aos testamentos, à gestão dos bens, etc.
Se tens algum familiar que apresente sintomas de problemas na memória, não exites: leva-o ao médico. Para seu bem, e para o bem de todos os outros familiares!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário