sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Quero ter um piercing na língua!!


O crescente interesse estético e a autoconfiança cada vez mais requisitada pela moda levam algumas pessoas a colocar piercing em alguma parte do corpo – e a língua está entra as partes mais visadas. O uso de piercing é atraente para a muitos jovens. A língua é uma das partes escolhidas pelos mais ousados. Mas colocar um piercing na língua tem os seus inconvenientes!
Fica a saber quais:
- Existem algumas limitações no que respeita ao que se pode comer depois de fazer o piercing na língua. Prefere alimentos macios como pão e gelados e evita os alimentos quentes, como o café, pois o piercing irá absorver o calor. Evita também alimentos ácidos, como o ketchup, e com altos teores de sódio, como carnes e alimentos processados, uma vez que irão causar uma sensação de ardor no local do piercing. Alimentos como macarrão e pizza de queijo podem envolver o adorno e puxá-lo.
- É preciso limpar o piercing da língua após cada refeição, não mais que três vezes por dia. 
- O piercing na língua pode entortar os dentes: colocar um piercing na língua pode alterar a posição dos dentes, além da fala e da deglutição. O acessório também pode causar outros problemas, como infecções e hemorragias.
O piercing também é contra indicado para quem usa aparelho, pois há casos em que pacientes tiveram a língua rasgada porque o piercing se prendeu ao aparelho.
- Outros problemas do piercing na língua:
- Fratura dental;
- Retração e destruição gengival;
- Úlcera traumática: lesão dolorosa que tem como principal exemplo a afta;
- Granuloma piogénico: tumor vascular benigno que sangra facilmente;
- Leucoplasia: mancha ou placa esbranquiçada aderida à superfície da língua, potencialmente cancerizável;
- Papiloma: tumor epitelial benigno na forma de verruga;
- Displasia epitelial: alteração da camada que recobre a língua;
- Fibroma: tumor benigno do tecido conjuntivo.

Além disso, muito se fala do potencial cancerígeno do trauma na mucosa bucal. Já se sabe que o cancro bucal é uma doença multifatorial e que o trauma está presente em vários casos. 
Por todos estes motivos, pensa muito bem antes de decidires colocar um piercing na língua. Aconselha-te com os teus pais, professores, dentista ou médico de família!

Sem comentários:

Enviar um comentário