sábado, 31 de dezembro de 2011

DESORDEM DO DÉFICE DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE



A Desordem de Défice de Atenção e Hiperatividade sendo, muitas vezes, confundida com dificuldades de aprendizagem e com perturbações emocionais é, no entanto, referida de forma diferente como distúrbio ou como desordem.



Trata-se de um distúrbio neurológico que se carateriza pelo inadequado desenvolvimento das capacidades de atenção, pela impulsividade e pela hiperatividade.Proveniente da tradução literal do inglês Attention Deficit Hyperactivity Desorder(ADHD) ou, ainda Perturbação Hiperativa por Défice de Atenção (PHDA) esta Desordem é caraterizada como um padrão persistente de falta de atenção e/ou impulsividade e hiperatividade, com uma intensidade mais ou menos grave e frequente que o observado habitualmente em sujeitos com semelhantes níveis de desenvolvimento.



Durante bastante tempo, a hiperatividade era considerada por muitos autores como sendo a caraterística da DDA mais marcante.No entanto, compreendeu-se que.provavelmente, existem diferentes tipos de DDA.Algumas pessoas com DDA são excecionalmente hiperativas e impulsivas, outras são mais notoriamente afetadas por estados de desatenção e outras, ainda, apresentam uma combinação dos três traços.Existem, portanto, diferentes tipos de desordem de atenção, a saber:a Desordem por Défice de Atenção/Hiperatividade, tipo predominantemente caraterizado pela desatenção;a Desordem por Défice de Atenção/Hiperatividade, tipo predominantemente caraterizado por Hiperatividade-Impulsividade e a Desordem por Défice de Atenção/Hiperatividade, tipo misto.

A EQUIPA DO GABINETE DO ALUNO DESEJA A TODOS UM FELIZ ANO NOVO DE 2012



domingo, 18 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL



PROFESSOR COM BURNOUT



SÍNDROME DE BURNOUT

É um Distúrbio Psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J.Freudenberger como"(...)um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".
O síndrome de Burnout (do inglês:to burn out, queimar por completo), também chamado de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominado pelo psicanalista Freudenberger, após constatá-lo em si mesmo, no início dos anos 1970.
Dedicação exagerada à atividade profissional é uma caraterística marcante de Burnout, mas não a única.
O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar um alto grau de desempenho é outra fase importante do síndrome:o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional.
O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido.Nesse estádio, a necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional transforma-se em obstinação e compulsão.
Síndrome associado a um tipo de stress ocupacional e institucional relacionado com profissões que mantêm uma relação constante e direta com outras pessoas, principalmente quando esta atividade é considerada de ajuda(médicos, enfermeiros, professores).

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A brincar também se aprende!






Sabias que os jogos podem ser excelentes aliados do
processo de aprendizagem? É verdade! Ao jogares, podes estar a desenvolver
a memória, o raciocínio, a concentração. Para isso, basta escolher os jogos
certos e concentrares-te neles! Quanto mais te concentrares no jogo, mais
aprendes com ele.
Para se aprender algo e desenvolver capacidades
cognitivas durante um jogo, é preciso estar completamente imerso no jogo.
Os jogos que desenvolvem habilidades, como análise de síntese ou memória,
são mais eficientes do que aqueles que se focam no ensino de conteúdos
específicos.
Aqui vão dicas
de jogos que, mesmo sem dares por isso, contribuem para o desenvolvimento
das tuas capacidades e auxiliam o processo de aprendizagem.


Letroca – É um jogo
electrónico que desenvolve a expansão vocabular e trabalha com a
estratégia. A partir de letras baralhadas, é preciso encontrar palavras num
determinado tempo. Com nível de abstração elevado, este jogo estimula o
pensamento lateral ou oblíquo. É como se, vendo as coisas de fora, víssemos
melhor. Como quando estamos horas a fio concentrados num problema
matemático e só conseguimos resolvê-lo quando paramos para ir à cozinha e
voltamos.

Quebra-cabeças
ou puzzle – É ideal para
desenvolver o que se chama de análise síntese. Além de trabalhar a memória
visual, estimula a capacidade de ver o todo e imaginar que partes estão
faltando. Isto é importante para apreender o que é essencial numa conversa,
por exemplo.

Stop –
Jogo clássico para o qual só precisamos de papel e caneta, e que desafia os
jogadores a completar uma tabela com diversos temas a partir de uma única
letra inicial por vez. Além de trabalhar a expansão vocabular, este jogo
estimula o pensamento classificatório, importante para o adulto, pois
desenvolve a capacidade de trabalhar com grandes conjuntos e agrupar temas
e conceitos.

Batalha Naval – Ao trabalhar com
conquista territorial, este jogo de tabuleiro exige muita estratégia dos
participantes e é ótimo para se desenvolver noções de geografia!

Sudoku
Este passatempo estimula a atividade mental, melhora a memória, a clareza mental
e ajuda a manter o cérebro mais jovem.
Ao jogares SUDOKU começas a desenvolver:

a perspicácia (saber observar e desenvolver o raciocínio lógico);
a paciência (perseverar no desenvolvimento de tarefas difíceis e
prolongadas);
a determinação (coragem para seguir em frente e não desistir quando
obstáculos ou dificuldades aparecerem);
a perseverança (persistir de forma livre e constante s );
a competência (capacidade de lidar com determinada tarefa);
a flexibilidade ( saber adaptar-se ao grau de dificuldade oferecido);
o aprender através da tentativa e erro (a solução final de cada jogo tem
uma e apenas uma única solução);
a vontade de enfrentar o desafio (sair de sua “zona de conforto”);
o planeamento
(para ir atingindo as metas e, ao final, o objetivo);
a concentração (dirigir o pensamento de forma intensa para a realização
de algo);
o foco (concentrar atenção e energia em alguma tarefa);
o desenvolvimento de estratégias (planeamento e execução de ações
visando alcançar um objetivo pré-estabelecido);
o “abrir-se ao novo” (a cada jogo um novo planeamento e uma nova
estratégia devem ser desenvolvidos);
a lógica (coerência de raciocínio, de ideias, que levam a alguma
conclusão).
Por isso... JOGA!