terça-feira, 7 de junho de 2011

Socorro! Vêm aí os exames!








O ano lectivo está no fim. Etapa seguinte... os exames!!! :x

Sentes-te desorientado(a), confuso(a) e perdido(a)?

Olhas para um lado, carradas de livros; olhas para outro, pilhas de apontamentos...




Já pensaste como te deverás preparar para os exames ? Como deverás estudar tanta matéria, ler tantas páginas, não entrar em stress e, claro, passar com boas notas? :)




Aqui ficam algumas dicas para te ajudar a transpor esta fase de forma mais agradável.




1. Foca-te nos teus objectivos:




O que não deves pensar: a) vou estudar apenas aquilo que conseguir estudar; b) vou estudar para ter a melhor nota possível; C) se não passar neste exame, ainda tenho a segunda fase, ou o próximo ano.Se pensares assim, vais por na tua cabeça que ainda tens mais uma oportunidade e acabas por precisar mesmo dela! A melhor forma de teres boa nota é encarares o exame como "O EXAME"! Por isso, define os teus objectivos: calcula a tua média actual, vê a média que precisas para entrar na faculdade, a nota que tens de ter no exame e define isso como teu objectivo. Depois, só tens de pensar que estás a trabalhar para ele!

2. Vai de encontro aos objectivos do exame.

Consulta o programa das disciplinas. O programa diz-te exactamente quais os objectivos a nível de aprendizagem para cada uma das unidades programáticas. Consulta o programa na internet, ou pede ajuda ao teu professor!

3. Planeia!

A primeira coisa a fazer é planear o teu estudo. Cria uma rotina de estudo para manteres todos os dias. Imagina que tens dois exames para fazer e três semanas para estudar até ao 1º exame. Aqui ficam algumas regras para planeares o teu estudo:



  • Estuda alternadamente para os dois exames. Divide o dia em blocos (de 2 ou 3 horas, por exemplo) e vai alternando o estudo das diferentes disciplinas. Não estudes a mesma disciplina sempre de manhã ou sempre de tarde, porque o teu rendimento varia em função da altura do dia.


  • Guarda um dia ou dois para fazeres revisões da matéria estudada.


  • Divide a matéria e estuda uma parte de cada vez. Não queiras estudar tudo ao mesmo tempo. Quando souberes um capítulo suficientemente bem, passa ao próximo.


  • Se tiveres dúvidas no estudo, não percas muito tempo a tentar resolvê-las sozinho. Esclarece as tuas dúvidas com professores, com colegas ou consulta material de apoio alternativo.

4. Cumpre o teu plano!


Não arranjes desculpas para não cumprires o teu plano de estudos. Estuda num ambiente adequado e tem contigo todo o material necessário. Não te distraias durante o tempo em que estás a estudar, mas faz pausas para beberes água, comer e descansares a cabeça. É importante que restabeleças energias! Não estudes mais de 8 horas por dia. Tenta "arranjar" tempo para algumas das tuas actividades preferidas, para descontrair. O truque é estabeleceres um horário fixo, cumprir esse horário , deixando o restante tempo para as tuas coisas. Também é importante a forma como estudas; não vale a pena passares horas à frente dos livros a fingir que estudas! Usa técnicas para tirares mais proveito do estudo e para ser menos monótono, como o método pergunta-resposta.


5. Acredita!


Acredita em ti! Só tu tens as armas do sucesso. Se ainda não és académicamente genial é porque não treinas. Quanto mais se estuda, mais fácil se torna estudar. Nenhum lutador consegue ganhar batalhas sem treino.


E, para não entrares em stress, o melhor mesmo é cumprires o teu plano de estudo!


Boa sorte! :))))